Produzido por

sábado, 13 de março de 2010

Projeto de estabilização de aterro concluido com sucesso

No final de novembro de 2009, foi concluída a obra de estabilização de um aterro no município de Botuverá - SC. O aterro sofria com processo avançado de erosão e instabilidade, pondo em risco uma residência localizada na sua base.

A VETIVER SYSTEMS LTDA deu assessoria a equipe de terraplenagem para fazer a retificação do aterro e construir um sistema de drenagem subterrâneo. Após concluídas estas tarefas, foi realizada a revegetação da área com espécies de gramíneas e leguminosas. Linhas do capim-vetiver foram utilizadas para com o tempo aumentar ainda mais a estabilidade do aterro e prevenir futuros deslizamentos. Foi utilizado ainda manta vegetal de fibra de côco para revestir todo o aterro e assim evitar a perda de sementes e o início dos processos erosivos. A manta vegetal garante que o solo não será erodido até que a vegetação se estabeleça. Depois disso a manta se degrada e vira nutriente para as plantas.

Ao final de dois meses, a vegetação já se mostrava exuberante e ao final de três mêses (foto) toda a áreas já estava coberta e protegida.


VETIVER SYSTEMS LTDA
A Natureza Trabalhando a Seu Favor...