Produzido por

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Recuperação do Morro da Cruz - Univali

A VETIVER - Soluções Ambientais firmou parceria junto a UNIVALI para a recuperação ambiental o Morro da Cruz no campus de Itajaí. Este projeto, iniciou no mês de outubro de 2009 com a retirada de diversas árvores de eucalipto que ameaçavam cair e rolar, podendo causar enormes estragos. Agora, no mês de maio de 2010, com o corte dessas árvores, pode-se notar outro dano ambiental de enorme proporções. Ao passar de anos foi se acumulando grandes quantidades de lixo, oriundo da comunidade vizinha, e que tornavam o terreno ainda mais frágil e susceptivel a erosão. Depois de retirar mais de 200 toneladas de lixo, foi iniciada a segunda parte do projeto que consiste no controle de erosão e revegetação.
Nesta etapa, diversos pesquisadores das ciências ambientais e da engenharia civil participam escolhendo as metodologias e também desenvolvendo pesquisas. Neste ponto, foi aprovado junto a FAPESC, uma pesquisa que pretende servir de modelo no quesito recuperação ambiental.
Além da utilização prioritária de espécies nativas, se utilizará num primeiro momento o capim vetiver para estabilizar as áreas que apresentam maior perigo de deslizamento. Como sabe-se que o capim vetiver é uma planta estéril e não invasora, pretende-se estudar sua forma de aplicação, sistema de raízes e como ela naturalmente dá espaço a vegetação nativa com o passar do tempo.
.
O primeiro Lote a ser trabalhado compreende uma área aproximada de 6 mil metros quadrados e localiza-se na parte direita do morro da cruz.
.

Neste projeto está incluído o uso de diversas técnicas de controle de erosão como por exemplo o Sistema Vetiver, mantas vegetais e hidrossemeadura.

VETIVER - Soluções Ambientais