Produzido por

terça-feira, 13 de julho de 2010

Petrópolis conta com obra de sucesso na utilização do capim vetiver!!

A fim de demonstrar o uso e sucesso do capim vetiver no Brasil, estamos publicando alguns casos de pessoas, que por iniciativa própria, resolveram apostar no uso desta planta com tantas qualidades.

Um desses casos é o que nos mostra o Sr. João Henrique de Itaipáva - Petrópolis/RJ. Ele nos conta que nas fortes chuvas de 2008 uma encosta ao lado de sua propriedade apresentou intenso processo erosivo, chegando inclusive a ameaçar sua casa que se encontra logo abaixo. A encosta, com área de 1800 m2 e altura de mais de 70 metros foi diagnostica, por alguns especialistas como caso perdido e por outros com soluções, porém de valores astronomicos.
.
Consultando sites, o Sr João e família descobriram o capim vetiver com sua metodologia de aplicação e resolveram, por eles mesmos, iniciar os trabalhos de plantio e drenagem do terreno. Mais de 9 mil mudas foram plantadas e hoje, após 2 anos, toda área esta bem estabilizada e com boa segurança. Sr João nos conta que nos desastres de abril de 2010, que ocorreram no estado do Rio de Janeiro e que em sua localidade choveu mais de 30mm em apenas 3 dias, a encosta estabilizada com o capim vetiver não apresentou nenhum problema e que está muito satisfeito com o resultado.
.
Fotos: 1- Ano 1994 (Compra do terreno com área exposta)
2- Ano 2008 (Após deslizamentos)
3 e 4- 2010 (Encosta recuperada e estabilizada com capim vetiver)
.





















VETIVER - Soluções Ambientaisr...