Produzido por

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Tratamento de efluentes com Capim Vetiver

Um dos grandes problemas enfrentados pelos tanques de rizofiltragem em áreas costeiras é a influencia salina. A maioria das espécies comumente utilizadas, tais como aguapé, taboa e gengibre não suportam a presença salina e deixam de realizar o seu papel principal que é filtrar os elementos contaminantes dos tanques.
Situado na ilha de Porto Belo - SC existe um empreendimento turistico que optou por emplementar um sistema natural para tratamento de efluentes. Contudo, em épocas de temporada turistica, quando tem-se o aporte de poluentes e também da água salobra que é utilizada pelo empreendimento, o sistema entra em colapso.
Em contato com a
VETIVER - Soluções Ambientais aconselhamos a utilização do capim vetiver junto ao tanque de tratamento. Isto por que, o capim vetiver, além de ser possivelmente a planta com maior absorção de poluentes, também é um das poucas que toleram o efeito da salinidade.
Seguindo um modelo esquemático fornecido pela Vetiver Systems, A ilha de Porto Belo tem desenvolvido por conta própria excelentes flutuadores, além de toda manutenção do tanque. As primeiras mudas colocadas na temporada de 2010 tem mostrado sinais positivo, já com crescimento foliar e radicular. Apesar de ser um teste, pelos primeiros resultados já se aposta num tanque onde o principal componete é o capim vetiver!
.

Modelo esquemático para tanque de rizofiltragem que utiliza o capim vetiver


Fotos do tanque e esquema de flutuadores em linhas

.

Fotos de flutuadores unitários

.

VETIVER - Soluções Ambientais