Produzido por

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Utilização do Sistema Vetiver junto a Recuperação de Talude em Corte na BR-101 em Joinville.

No mês de setembro de 2011 a VETIVER - Soluções Ambientais realizou recuperação de talude em corte para a Empresa Litoral Sul, concessionária da BR-101. Neste trabalho, o Sistema Vetiver foi implementado utilizando diversos produtos e serviços da Bioengenharia. Segue abaixo um breve relato das fases do projeto:

- Preparo do Terreno
Para a aplicação de técnicas de controle de erosão, tais como mantas vegetais e retentores de sedimento é necessário que o terreno esteja o mais regularizado possível, possibilitando assim, que os produtos estejam totalmente aderidos a superfície do talude. (Foto 4)

Retentor de Sedimento
O retentor de sedimento (Retentor Fibroso) é uma barreira permeável utilizada para diminuir a velocidade da água em áreas inclinadas como taludes, encostas e drenagens. Apesar de ser permeável à água, os retentores não permitem a passagem de sedimentos e desta forma evitam a erosão superficial e perda de sementes e insumos das áreas em recuperação. Neste projeto, este produto também foi utilizado como base para o plantio de linhas de capim vetiver. Desta maneira, quando o retentor for degradado, o capim vetiver já estará desenvolvido e continuará a filtragem de sedimentos. (Foto 5)

- Hidrossemeadura
A Hidrossemeadura da VETIVER é preparada levando em conta as características específicas de cada área a ser trabalhada, incluindo tipo de solo, inclinação, clima, aspecto paisagístico e objetivos do trabalho. Neste caso, além destes fatores, deve ser levado em conta as espécies que se consorciem bem com o Capim Vetiver. Vale lembrar que o Capim Vetiver não tem boa adaptação em áreas onde outras espécies possam oferecer sombreamento ou sufocamento. (Foto 6)

- Manta Vegetal
A Manta Vegetal é um produto que tem a propriedade de proteger as superfícies expostas dos taludes de corte e de aterro, evitando a erosão superficial e o surgimento de sulcos erosivos. Também serve para manter as mudas de Capim Vetiver bem estabilizadas até que suas raízes forneçam a fixação necessária. (Foto 7)

- Capim Vetiver (Vetiveria zizanioides)
Foram implementadas 21 linhas de capim vetiver em um total de 5.880 mudas para 840 metros de linhas. Estas linhas foram dispostas com 3 metros de distancia umas das outras com aproximadamente 7 mudas por metro de linha. Este projeto demorou aproximadamente 3 semanas para sua implementação.

                                          Foto 1- Área total do projeto, inicialmente sem estabilização;









Foto 2 e 3 -Antes do inicio dos trabalhos ouve um periodo chuvoso onde o terreno já apresentou grande quantidade de lama e em alguns pontos deslizamentos; Pode-se notar o ravinamento por toda área e grande transporte de sedimentos;





Foto 4 e 5 - Retificação do terreno e abertura das valas para colocação dos retentores de sedimentos;






Foto 6 - Aplicação da Hidrossemeadura contendo espécies simbióticas ao uso do Capim Vetiver. Foto 7 - Aplicação da Manta Vegetal;







Foto 8  e 9 - Linhas de Capim Vetiver implementadas sobre a Manta Vegetal e em conjunto com os Retentores de Sedimentos;









Foto 10 e 11 - Após o 1 mês nota-se o início do desenvolvimento das mudas de capim vetiver.









Foto 12 e 13 -  Após o 3 mês com as linhas de capim vetiver já bem desenvolvidas e a vegetação;

Foto 14 - Área total do projeto, após 3 meses, bem estabilizada.

Vetiver - Soluções Ambientais 
 
** Imagem publicada no Google Maps com Street View.