Produzido por

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Sistema Vetiver Utilizado na Estabilização de Encosta no Município de Rio do Sul-SC


A VETIVER – Soluções Ambientais realizou no mês de Junho de 2012, a recuperação e estabilização da encosta na Rua Câmara Junior, no loteamento Jardim Alexander. A encosta em questão possui uma área total de 1500m², e sofreu deslizamento após forte evento de chuva, levando à interdição de uma residencia na base da encosta pela Defesa Civil do município. A área sofreu retaludamento e a encosta foi cortada em bancadas. O projeto visou a recuperação da área, contemplando a revegetação, drenagem, controle da erosão e grampeamento verde do solo.

Os serviços e produtos da Bioengenharia utilizados incluíram, o acerto superficial do terreno manualmente, construção de canaletas de drenagem, hidrossemeadura de plantas rasteiras, aplicação de retentores de sedimento, instalação de manta vegetal e plantio de mudas de capim-vetiver. Segue abaixo relato fotográfico das fases do projeto:











Foto 1 e 2- Área total do projeto, inicialmente sem estabilização. Com presença de alguns pontos de deslizamentos e sulcos produzidos pelo trabalho de processos erosivos das águas de escoamento.



 

Foto 3 e 4- Retificação do terreno manualmente, abertura de valas para colocação dos retentores de sedimentos e logo após a aplicação da hidrossemeadura(espécies simbióticas).

  

Foto 5 e 6- Na sequencia da Hidrossemeadura, aplicou-se a manta vegetal.
 









Foto 7 e 8- Capim Vetiver plantado em linhas sobre a Manta Vegetal.
 









Foto 8 e 9- Um mês após o término do projeto, nota-se a o início do desenvolvimento do Capim Vetiver e das demais gramíneas, bem como a estabilização da encosta.





 VETIVER - Soluções Ambientais