Produzido por

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Programa Defesa Civil na Escola aborda uso do Capim Vetiver em SC.

A Defesa Civil da Cidade de Blumenau desenvolve um Programa que tem como objetivo promover a mudança cultural de proteção individual e coletiva em situações de calamidades, através do aprofundamento dos módulos: Noções Gerais de Defesa Civil, Percepção de Risco e Desastres.
Este “Programa Defesa Civil na Escola”, está sendo desenvolvido inicialmente com os alunos das séries iniciais da Escola Básica Municipal Visconde de Taunay, localizada na rua Franz Volles, no 1.930, bairro Itoupava Central, e da Escola de Educação Básica Luiz Delfino, localizada na rua São José, no 222, bairro Centro.
Dentre diversos tópicos importantes, um que tem se destacado é o uso do Capim Vetiver como uma técnica de revegetação segura para encostas e taludes. Nota-se um grande interesse por parte das crianças que demonstram através de desenhos e entrevistas que facilmente gravam e interpretam o uso desta técnica como uma solução para os problemas apontados.
A Defesa Civil ainda destaca que: Entendemos que na qualidade de multiplicadores de conhecimento e de ações sustentáveis, os alunos participantes do Programa se tornarão protagonistas da história de mudança de vida na sua comunidade. Uma mudança de vida saudável que contribua com a minimização do impacto negativo dos desastres, transformando-os em comunidades mais seguras.