Produzido por

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Conhecimento sobre a eficiência do Capim Vetiver chega ás escolas básicas

Comparação entre Sistema Vetiver e Muro de Gabião


Através de um mostra de projetos na Escola de Educação Básica Municipal Professor Curt Brands, no município de Pomerode, SC, alunas da sétima série do ensino fundamental, desenvolveram um projeto voltado na preocupação com os desmoronamentos  frequentes decorrentes de períodos intensos de chuvas nos três últimos anos no estado de Santa Catarina. O projeto teve como tema: DESMORONAMENTO NO VALE: UMA SOLUÇÃO MATEMÁTICA E ECONOMICAMENTE VIÁVEL. Onde foi apresentado na reunião de secretários municipais, juntamente com o prefeito e foi escolhido como destaque na mostra em questão.


As alunas, ao observarem a construção de um muro de Gabião construído num talude desmoronando na escola e sentiram a necessidade de estudar, pesquisar outros meios que auxiliassem na contenção destas encostas.  Neste contexto foi apresentado as alunas a planta Vetiver como sendo um dos recursos também utilizados para conter a erosão de taludes. Neste viés, após o conhecimento do Sistema Vetiver a pesquisa foi realizada sob o olhar de conhecer as propriedades da espécie Vetiver e a eficácia do muro de Gabião na contenção de taludes.
Comparando o muro de Gabião, (que é feito de tela galvanizada e brita,) com o Sistema Vetiver se pode concluir que o muro de Gabião é financeiramente e ecologicamente menos viável que o Sistema Vetiver, pois suas raízes crescendo de forma vertical podem alcançar até 6 metros de profundidade com uma força tênsil equivalente a 1/3 da força tênsil do aço, com a vantagem de não enferrujar, garantindo assim a contensão da erosão de taludes. Considerando as vantagens e desvantagens dos dois sistemas, Concluiu-se que o Sistema Vetiver possui mais vantagens em relação ao muro deGabião.
Após a apresentação aos secretários do município e ao Prefeito da cidade Dr. Paulo Maurício Pizzolati, as alunas solicitaram as autoridades municipais mudas da planta Vetiver para serem plantadas no talude da escola, onde o Muro de Gabião e o Sistema Vetiver juntamente irão conter a erosão deste talude. Por fim, o prefeito endossou o projeto confirmando o plantio da Vetiver no talude a ser recuperado na escola.
Texto adaptado de: Escola Curt Brands, Pomerode.